Terapia de casal ou Coaching de relacionamentos?

Coaching, vida e carreira. Como melhorar sua vida pessoal e profissional por meio do CoachingMuitos casais passam por problemas em seu dia a dia. Isso é comum! Acontece com todo mundo. A convivência acaba gerando desgastes, principalmente quando alguma outra área da vida também está deficiente, como problemas e insatisfações no trabalho, por exemplo. Mas quando isso começa a interferir em sua felicidade conjugal, é hora de procurar ajuda!

Existem opções distintas de auxílio profissional para reajustar a vida amorosa. As principais são as terapias de casal e o Coaching de relacionamentos. Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão e conseguir a harmonia no lar e na vida, decidi compartilhar com vocês algumas diferenças entre estas abordagens. Confira para que serve cada uma delas e qual a melhor indicação para as suas dificuldades!

O que é terapia de casal?

A terapia de casal é uma forma de psicoterapia que busca maneiras de resolver conflitos, traumas e problemas enfrentados pelas pessoas que se relacionam amorosamente. O foco são as dificuldades vividas e a interação das pessoas como um casal.

É um processo que pode ser de curto a longo prazo: depende do tipo de problema enfrentado pelo casal e qual a linha de terapia utilizada. É uma prática presencial, na qual acontecem sessões ora em dupla, ora individuais. O papel do psicólogo ou terapeuta é ajudar na investigação profunda das dificuldades de cada um e na proposição de como aparar as arestas.

O que é Coaching de relacionamentos?

O Coaching é um processo mais objetivo e tipicamente de curta duração (cerca de 3 a 6 meses), no qual um Coach profissional utiliza técnicas  variadas com a finalidade de gerar transformações benéficas à vida de seu cliente, o Coachee. Os recursos aplicados visam melhorias em áreas pessoais e profissionais com o intuito de reforçar pontos positivos da personalidade do cliente, assim como resolver dificuldades e limitações que estejam atrapalhando seu sucesso.

O Coaching de relacionamentos é uma das vertentes desta atuação. Através de uma metodologia específica, que varia de acordo com a formação do Coach, aplicada preferencialmente de forma individual, busca-se desenvolver novas e constantes práticas positivas por parte do Coachee, potencializando a capacidade deste para que tenha mais desenvoltura nos desafios da vida e que assim possa encontrar harmonia no convívio a dois (quando estamos tratando de questões de casais), mas que também pode ser aplicada com igual eficácia para relacionamentos com amigos, família e colegas de trabalho.

O trabalho busca o desenvolvimento das relações de forma positiva, seja no âmbito afetivo ou na vida profissional. As consultas podem ocorrer tanto de forma presencial quanto pela internet, usando-se programas de chat com áudio e vídeo, como o Skype. As sessões buscam identificar e perseguir opções objetivas para as mudanças desejadas nos relacionamentos.

Qual recurso é o melhor para você?

São vários os motivos que levam um casal a procurar ajuda, como: incompatibilidades de objetivos de vida, questões financeiras, insatisfações com tratativas diárias, problemas sexuais e outras dificuldades cotidianas. Nenhuma das técnicas relacionadas aqui pretende resolver de uma só vez tudo que percebemos como “errado” em nossas vidas, mas sim ajudar as pessoas a descobrir quais os reais e mais importantes problemas, apoiando-as de forma ativa na resolução do mesmos.

A terapia de casal pode levar um pouco mais de tempo para trazer resultados práticos, por envolver questões mais profundas, como por exemplo problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos. Via de regra as terapias buscam identificar a origem e consolidar o entendimento dos problemas relatados, para depois buscar as soluções. Por isso recomendamos as terapias para esses casos de questões mais complexas e que não sejam possíveis de serem abordadas pelas metodologias de Coaching.

Já o Coaching busca soluções diretas e mais rápidas, por meio de novas práticas de vida, sem questionar a origem dos problemas, pois as mudanças desejadas são criadas a partir da definição de metas e objetivos com os quais o Coachee possa de fato se comprometer, sempre supervisionadas por um Coach profissional. O objetivo é resolver o(s) problema(s) por meio de novas práticas cotidianas.

Há uma comparação válida com os personal trainers, pois eles não perguntam porque você está fora de forma, eles querem apenas lhe ajudar a moldar sua nova forma física a partir do início do trabalho para o qual foram contratados.

O Coach apoiará seu cliente em sessões preferencialmente individuais, ajudando-o na descoberta de novos caminhos para resolver o problema, porém sempre respeitando a decisão final do Coachee. É importante lembrar que o desenvolvimento do trabalho depende de ambas as partes, Coach e Coachee, que têm pesos iguais nessa parceria.

Gostou de saber mais sobre as diferenças entre o Coaching de relacionamentos e a Terapia de casal? Comente abaixo! Agora você deve refletir e decidir qual abordagem está mais de acordo com sua realidade e qual a melhor forma de conquistar harmonia e felicidade na vida a dois. Sucesso!

Victor Sebastian é Coach de vida e carreira.
Quer saber mais? Entre em contato e marque uma avaliação grátis.

11 comentários sobre “Terapia de casal ou Coaching de relacionamentos?

  1. Republicou isso em Coaching em Porto Alegree comentado:
    Excelente artigo sobre as diferenças e semelhanças do coaching de relacionamentos, ou coaching de casais, e a terapia de casais.
    A diferença entre essas duas abordagens de acompanhamento de casais são muito positivas, mas tem as suas diferentes aplicações, contextos e necessidades.
    A terapia de casal é focada em compreender as histórias, narrativas e conflitos dos envolvidos e buscar a harmonização das diferenças. Já o coaching de casais tem um caráter mais objetivo, focado na situação atual do casal e seus objetivos futuros.

    Confira e deixe seus comentários!

  2. Tenho um filho cujo relacionamento com a mulher tá complicado ja há 3 anos. gostaria de saber se vc atende no rio de janeiro ,se não .me indica alguém ,vou tentar convence-los

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s