Defina suas metas, mude sua vida e seja feliz!

Coaching, vida e carreira. Como melhorar sua vida pessoal e profissional por meio do Coaching.A cada ano, definimos (ou deveríamos definir) objetivos e metas para nossas vidas. Mesmo que não tenhamos conseguido cumprir tudo aquilo que nos propusemos no ano anterior, o importante é imaginar de forma consciente onde queremos chegar. Podem ser metas pessoais, profissionais, amorosas, familiares, ou mesmo de outros tipos.

Uma reclamação frequente ocorre pois nem sempre as pessoas conseguem colocar suas metas em prática. É comum ouvirmos os desejos das mais diversas melhorias para suas próprias vidas, mas elas não conseguem cumpri-las. É também bastante comum ouvir algumas justificativas que responsabilizam terceiros pelo não atingimento dos objetivos desejados. Isso acontece porque muitas das metas que queremos atingir dependem de mudanças profundas em nosso comportamento. Muitas vezes precisamos de ajuda profissional para isso.

Sendo assim, reuni abaixo algumas dicas que podem ajudá-los a cumprir suas metas e objetivos de vida e de carreira.

Liste suas metas

Mesmo que você já tenha tudo definido, sempre é válido anotar suas pretensões e guardá-las em algum lugar de fácil acesso, seja em um caderno ou em um arquivo em seu computador, celular ou tablet. Isso é importante para que você periodicamente possa revisar seus objetivos, riscando aquilo que já foi feito e não se esqueça do que se propôs a realizar.

Classifique suas prioridades

Se você quer perder peso, começar ou terminar seus estudos, viajar pelo mundo, encontrar um novo amor ou resolver problemas em seu relacionamento, você precisará priorizar o que é mais importante em cada momento de sua vida. É muito pouco provável que você consiga realizar tudo de uma vez, já que para atingir algumas metas poderão ser necessários outros recursos, o que pode demandar tempo e dedicação.

É normal que as prioridades mudem conforme o passar dos meses, mas isso não é um problema. Revise sua lista a cada nova conquista, ou mesmo periodicamente, avaliando o que ainda é necessário para cumprir cada um dos objetivos. Esta classificação não é engessada. Se houve um imprevisto e surgiu a necessidade de inverter a ordem das prioridades, reescreva sua lista. Um dos grandes segredos para você conseguir conquistar as metas propostas é manter o foco, seguindo os passos necessários para alcançá-las.

Crie etapas e fique cada vez mais perto de seus objetivos

Divida suas metas por partes. Se você quer emagrecer provavelmente precisará investir em exercícios físicos, fazer uma dieta ou praticar novos hábitos que visem a uma reeducação alimentar. Se pretende realizar uma viagem, precisará juntar dinheiro e definir para onde quer ir e o que quer conhecer. Ao fragmentar suas metas em etapas, considerando os passos necessários para atingi-las, será mais fácil enxergar como realizá-las de fato. Colocar em sua lista apenas “Perder 10 kg” ou “Visitar a Europa”, por exemplo, é algo muito vago.

Por isso, para as metas de médio e longo prazo, defina também metas de curto prazo que ajudem a cumprir o objetivo final. Para o emagrecimento, defina o mês que começará os exercícios, quando irá procurar uma nutricionista, e quantos quilos pretende perder a cada mês. Para a viagem, defina quanto dinheiro você precisará e estipule uma quantia que deverá ser economizada mensalmente. Defina também um roteiro de viagem. Dessa forma, certamente ficará mais fácil você atingir as metas!

O céu é o limite

Crie metas ousadas e desafiadoras, não se contente com pouco. No limite tudo é possível, mas você tem que querer muito. E fazer por onde. Defina metas específicas, mensuráveis, alcançáveis e realistas. E defina prazos para atingi-las. Para ajudá-lo (a) nesse processo existem os Coaches, cujo trabalho é ajudá-lo(a) a manter o foco no que é realmente importante, acompanhar as realizações de cada etapa, estimular as mudanças necessárias para que você possa seguir em frente e, mais importante, garantir continuamente o seu comprometimento com as metas definidas.

Não custa lembrar que você precisa ser sincero consigo mesmo no momento de definir o que quer para si. Metas são atingidas quando definimos objetivos concretos e estipulamos prazos para os mesmos. O restante são apenas desejos, que podem mudar ao longo do tempo.

Fazer planos, traçando rotas e passos para cumpri-los, são etapas essenciais para manter o foco e conquistar o que foi almejado. Mas chegar aos seus objetivos requer empenho, dedicação e força de vontade. Portanto, a minha dica final é que você se planeje e seja persistente. Conquistar suas metas depende muito mais de você do que dos outros! Acredite nisso e vá em frente.

Você tem alguma dica complementar ou alguma tática que utiliza para conseguir cumprir suas metas de vida? Vamos trocar uma ideia! Deixe seu comentário logo abaixo.

Victor Sebastian é Coach de vida e carreira.
Quer saber mais? Entre em contato e marque uma avaliação grátis.

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s