O que é coaching de relacionamentos?

Coaching, vida e carreira. Como melhorar sua vida pessoal e profissional por meio do Coaching.Uma dúvida que eu percebo ser corriqueira entre as pessoas com quem converso é sobre o que de fato é o Coaching. O termo não é estranho, mas parece que muitas pessoas ainda não sabem ao certo para que serve nem como funciona ser coachee (que é o cliente do Coach) – muito menos quando isso ocorre fora do ambiente profissional.

Bom, com a minha experiência como Coach, ajudando diversas pessoas a alcançarem sucesso em suas carreiras, posso afirmar para vocês que uma vida profissional plena anda de mãos dadas com uma vida pessoal bem resolvida. Um Coaching de Relacionamentos tem como objetivo ajudar o(a) coachee a encontrar o caminho para ele(ela) seja uma versão melhorada de si mesmo. Como? Continue a leitura, vou tentar deixar tudo mais claro.

Coaching para quê?

Acho importante esclarecer o que é um Coach. Não é raro as pessoas confundirem essa profissão com a de um consultor, terapeuta ou mentor. Porém, ao contrário desses, no Coaching há o pressuposto de que todas as respostas já se encontram no coachee – o Coach funciona como um facilitador para que elas sejam descobertas e, principalmente, para que sejam postas em prática.

As pessoas parecem mais familiarizadas com a prática do Coaching Executivo, na qual, com o auxílio do Coach, o coachee traça metas em busca de sua realização profissional. No caso do Coaching de Relacionamentos a proposta não é muito diferente, porém o horizonte é mais amplo: nesse caso abrange tanto questões profissionais quanto as pessoais.

Por exemplo, vamos supor que você esteja encontrando dificuldade para estabelecer um relacionamento amoroso saudável – seja porque tem dificuldade de encontrar um parceiro, ou porque seus relacionamentos não sobrevivem às primeiras semanas, ou quaisquer outros motivos. Ao contratar um Coach, você vai relatar isso e ele, como uma visão de fora e isenta, lhe ajudará a identificar quais são as atitudes e comportamentos que precisam ser melhorados para que você possa alcançar seus objetivos.

O Coach não entrará em detalhes sobre qual é o seu histórico ou por que a situação chegou ao ponto em questão. Mas lhe dará continuamente orientações e encaminhamentos que lhe ajudarão a resolver o problema apontado.

A quem se destina o Coaching de Relacionamentos?

Qualquer pessoa pode se beneficiar do Coaching de Relacionamentos, independentemente da idade ou objetivo. Afinal, quem não deseja viver uma vida comprometida consigo mesmo? E é isso que você pode alcançar ao buscar um Coach de Relacionamentos. O Coach vai colaborar na definição dos objetivos e acompanhar a trajetória de seu coachee em busca das metas desejadas – assim como apoiar na superação dos possíveis empecilhos que surgirem no caminho. O Coaching é todo feito assim: trabalhamos no presente, porém sem perder o futuro de vista.

Quando traço metas com meus clientes faço questão que eles tenham plena consciência de que eu, assim como eles, estou 100% comprometido para o sucesso de suas realizações – e eu sei que isso só é possível se as metas definidas estiverem alinhadas aos valores e propósitos de vida pessoais de meus coachees. O Coach tem a função – e o dever – de dar aos seus clientes feedbacks honestos e sem julgamentos, mantendo sigilo absoluto sobre o que é tratado nas sessões. O Coach quer tanto quanto seus clientes que eles consigam realizar aquilo a que se propõem. É um trabalho de parceria constante.

Com as sessões de Coaching de Relacionamentos as pessoas têm a oportunidade de se autodesenvolverem, tomando as “rédeas” de suas próprias vidas e tornando suas conquistas reais. Elas passam a ter mais domínio do seu próprio “eu” e, assim, conseguem potencializar seus talentos nos mais variados aspectos da vida.

Será que não é hora de você procurar por um Coach de relacionamentos?

Victor Sebastian é Coach de vida e carreira.
Quer saber mais? Entre em contato e marque uma avaliação grátis.

2 comentários sobre “O que é coaching de relacionamentos?

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s