Insatisfeito com o trabalho? Confira algumas dicas para mudar essa perspectiva.

Coaching, vida e carreira. Como melhorar sua vida pessoal e profissional por meio do coaching.Possuir um cargo em um ambiente de trabalho hostil, detestar o chefe ou ter que desempenhar tarefas em uma situação onde você se sinta aborrecido, estressado ou descontente é algo frequente na vida de muitas pessoas. Sabendo o quanto isso é importante, resolvi escrever o artigo a seguir. Espero que possa ajudá-lo. O que você não pode deixar acontecer é que problemas acabem com sua motivação e impeçam o seu desenvolvimento profissional. Mude a sua perspectiva de insatisfação no trabalho e bola pra frente!

1. Identifique com clareza a situação de insatisfação

Em primeiro lugar, procure descobrir os fatores de seu aborrecimento e descontentamento. Muitas vezes não temos uma visão clara e abrangente das circunstâncias que influenciam de forma negativa as nossas emoções e levamos situações da vida pessoal para o trabalho ou vice-versa. Tudo isso se relaciona de modo contraproducente em nossa vida profissional.

Um bom exercício seria fazer uma lista com todas as coisas, pessoas e horários em que você perde a tranquilidade e o pique de trabalho. Seja imparcial, detalhista e honesto na sua avaliação. Verifique na lista preparada aqueles pontos em comum e repetitivos na sua rotina de insatisfações. Com isso, você poderá descobrir se o problema é externo, se está em você (sim, isso acontece com mais frequência do que imaginamos), ou se é proveniente da relação entre você e alguém especificamente.

2. Procure melhorar o ambiente de trabalho e o relacionamento com os colegas

Faça uma análise criteriosa sobre seu comportamento dentro do ambiente de trabalho. Não deixe de estabelecer seu espaço e demonstrar suas ideias, mas não permita que isso interfira no bom relacionamento com o grupo. Coloque-se em uma disposição mais participativa pois assim a probabilidade de que seus esforços sejam reconhecidos serão bem maiores. No ambiente de trabalho, é comum nos depararmos com inveja e excesso de competitividade. Portanto, mostre que você é um aliado dos outros colegas e colaboradores e não um oponente.

3. Procure melhorar o ambiente fora do trabalho e seu relacionamento familiar

Caso os problemas não sejam agravados ou tenham origem em seu relacionamento pessoal, procure encontrar novas maneiras de aproveitar seu tempo pessoal para além dos tarefas do trabalho. Dedique-se mais aos seus familiares, desenvolva um hobby ou algumas atividades de lazer que provoquem distração e alegria. Essa perspectiva é importante para recobrar nosso ânimo e suportar o período de trabalho estressante. Sempre que possível tire férias, viaje e aproveite o período, longe do estresse do dia a dia.

4. Conheça mais sobre a sua função no trabalho

Muitas vezes nossa insatisfação no trabalho tem a ver com as atividades desempenhadas em uma circunstância específica ou momento de mercado que a empresa vem passando. Porém uma profissão oferece muitas atividades possíveis a se desempenhar. Então, talvez seja interessante conhecer outras opções de atuação ligadas à sua área de conhecimento.

Procure conhecer mais sobre a ocupação em que você está inserido. Converse bastante com outros profissionais desta área, descubra mais detalhes sobre seu setor de trabalho. Isso irá fortalecer seu desenvolvimento como profissional e, talvez, abrir portas dentro da própria empresa.

5. Fale sobre seus problemas e procure diminui-los ou solucioná-los

Conhecendo bem a sua rotina e os seus problemas, você estará apto a mudar sua perspectiva de uma forma mais bem pensada e eficaz. Dependendo da situação, você poderá eliminar as causas do seu sofrimento com uma mudança de atitude, com a alteração de alguns hábitos ou com o aprendizado de novos processos de trabalho.

Se houver colegas de extrema confiança, você poderá conversar e se abrir com eles. Não siga o caminho fácil das fofocas ou das cíclicas reclamações amarguradas pelos corredores da empresa. Tente alcançar verdadeiramente mudanças positivas em sua vida e colher boas sugestões de pessoas que gostam de você. Uma boa dica é procurar o auxílio de um profissional de Coaching, pois este pode lhe ajudar a enxergar as coisas de outra forma e também a ser perseverante na busca por novos horizontes.

Afinal, falar sobre seus problemas e resolver o que o aflige não é saudável apenas para sua vida profissional, mas também para sua vida pessoal! O que você acha dessa possibilidade de mudança de perspectiva? Deixe seus comentários abaixo!

Victor Sebastian é Coach de vida e carreira.
Quer saber mais? Entre em contato e marque uma avaliação grátis.

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s