Coaching pela internet vale a pena?

Victor Sebastian. Professional Coach. Sociedade Brasileira de Coaching.

Coaching pela internet vale a pena?

Sim, vale a pena fazer Coaching pela Internet – essa é a resposta rápida. Mas vou me alongar um pouco mais na explicação de como isso funciona.

O Coaching é um processo que visa acelerar o atingimento dos objetivos desejados. Os objetivos podem ser profissionais ou pessoais. Normalmente os “programas de Coaching” duram cerca de 3 meses. Para isso, o Coach deverá estar em contato frequente com seu Coachee (cliente), tipicamente uma vez por semana. Em alguns casos pontuais, podem ser necessárias mais sessões semanais, como no caso de preparações para entrevistas, palestras, eventos sociais ou outras ocasiões.

O processo de Coaching necessita da possibilidade de intervenção por parte do Coach durante as sessões, o que só pode ocorrer em meios de comunicação verbais e síncronos, tal qual uma conversa ao vivo, onde um dos interlocutores sempre pode intervir, interferir e interromper a fala do outro.

Dessa forma, softwares como Skype, Hangouts do Google, WhatsApp (voz/vídeo) e outros, podem ser usados para as sessões de Coaching. Eles permitem o formato de escuta+atenção+intervenção em uma conversa dedicada e de mão dupla por parte do Coach e do Coachee.

Mas atenção, pois conversas via chat, SMS, WhatsApp (texto), Facebook (texto) e similares não se prestam à metodologia do Coaching, pois viram conversas fragmentadas, interrompidas por natureza, onde as partes podem (e provavelmente estarão) fazendo outras atividades simultaneamente, ou até mesmo envolvidas em conversas paralelas.

Sendo assim, exija que suas sessões ocorram de forma dedicada por parte do seu Coach e, dedique-se também de forma integral às suas sessões de Coaching, sejam elas presenciais ou virtuais. Não há dúvida de que sessões presenciais são muito proveitosas e até prazerosas para ambas as partes, mas nem sempre são possíveis. Vejamos porque.

Nas cidades grandes, há a questão da mobilidade, pois cada vez está mais difícil de chegar no local de seus compromissos na hora certa. E o tempo que essa locomoção toma de nossas vidas! Em São Paulo e Rio de Janeiro podemos gastar mais horas no trânsito do que nas sessões de Coaching propriamente ditas! Isso vale para Coach e Coachee. É uma dupla perda de tempo.

Nas cidades pequenas, nem sempre temos profissionais disponíveis e acabamos por optar por Coaches de outras cidades.

Essa escolha de um profissional de outra cidade também pode ocorrer por um simples fato: empatia. Às vezes, criamos uma sintonia mais fácil com um Coach de outra localidade, cidade ou até de outro estado, simplesmente porque estamos de acordo com suas ideias e conceitos. Dessa forma, o trabalho irá progredir de uma uma forma muito mais fluida. Lembre-se que o Coaching é um trabalho de parceria, tal qual o trabalho de um personal trainer com seu cliente.

Mas lembre-se: Coaching Online não é algo que se faz sozinho, você precisa de um Coach “do outro lado da linha”. Somente um Coach certificado poderá acompanhar sua trajetória de forma verdadeira, e com metologia específica, em sua busca para atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Se tiver dúvidas, basta comentar abaixo.

Victor Sebastian é Coach de vida e carreira.
Quer saber mais? Entre em contato e marque uma avaliação grátis.

 

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s