Está confortável com suas decisões?

Coaching, vida e carreira. Como melhorar sua vida pessoal e profissional por meio do Coaching.Existem algumas épocas em nossas vidas que são povoadas por uma extrema atividade mental, uma inquietude total que povoa nossa cabeça, muitas vezes dia e noite, noite e dia. Essas são as chamadas fases de mudança.

Temos que ter grande cuidado para não entramos numa espiral negativa, imersos pela confusão mental que inicialmente se abate sobre nós. Mas também temos  grandes chance de aproveitar bem essas fases, desde que saibamos como fazê-lo sozinhos. Ou podemos contar com um apoio de um Coach, que é o profissional indicado para esse acompanhamento. Lembro que o Coaching é uma processo que visa a mudança pessoal e profissional.

Entenda o que ocorre:

Confusão

Não sabemos para onde ir. Muitas vezes não sabemos nem mesmo identificar nossas opções, ou aceitar que temos opções. Porém sempre temos opções. É bom ter isso em mente de forma límpida e clara. Abraçar a liberdade de escolha é nosso maior trunfo. Só os humanos têm liberdade de escolha, porém nem todos sabemos como lidar com isso. Infelizmente somos educados para sempre buscarmos o caminho único.

Contrariamente à crença popular, não acredito que as opções sejam apenas fruto de nossa vontade interior, nem apenas aquelas que se apresentam espontaneamente. É claro que as opções  dependem das circunstâncias do mundo externo porém, obviamente, também dependem da nossa vontade em perseguir certos caminhos.

Escolhas

Como fazer escolhas por opções que não conhecemos? A tendência natural é que nossas escolhas se repitam, ou sejam muito semelhantes às escolhas passadas.

Precisamos de coragem para buscar novas opções, pois nosso cérebro fica realmente acomodado em buscar sempre os mesmos caminhos. Isso se dá no nível químico, não é uma questão psicológica apenas. É a chamada plasticidade cerebral. Ou no caso, o enrijecimento da plasticidade de nosso órgão pensante. Isso se dá de forma natural, biologicamente falando.

Imaginem uma trilha na mata. Quanto mais a mesma é usada, mais será usada. Poucos se arriscarão em trilhar novos caminhos, muitos seguirão os caminhos já trilhados.

Essa busca por novas escolhas pode fortemente ser auxiliada e apoiada por um Coach.

Por que um Coach?

Dificilmente teremos auxílio de nossos amigos e familiares nas mudanças desejadas, pois as pessoas que nos conhecem, também pela falta de plasticidade cerebral, estão acostumadas a nos “rotular”, como se diz no popular. Elas nos conhecem, elas sabem o que esperar de nós. Mais do que isso, elas querem ter certeza que não serão surpreendidas. Sendo assim, são poucas as pessoas que realmente estimulam o novo em nós. Importante notar que isso vale para todos os ambientes, familiares e de trabalho.

Perseverança

Uma vez deparados com novas opções e com a possibilidade de novas escolhas, podemos definir novos objetivos. Porém ainda precisamos  perseverar muito para seguir os caminhos necessários para atingir as metas que definimos. Um Coach de sua confiança será o parceiro ideal nesses caminhos, fazendo com que você se mantenha na linha do que busca e não se distraia. É o chamado “foco”. Sem foco não podemos perseverar para trilhar o novo caminho e atingir nossos objetivos.

Sucesso

Saindo da confusão mental do início, descobrindo que existem muitas opções de vida e de trabalho, percebendo que temos autonomia para escolhermos esses novos caminhos e perseverando nos mesmos em busca dos objetivos definidos, inevitavelmente alcançaremos o sucesso desejado.

Aceitação

Porém alcançar o objetivo não é a resposta final para a felicidade. Para sermos realmente felizes, precisamos estar em paz com nossas escolhas. Só assim poderemos sublimar novas vontades de mudança. Algumas pessoas conseguem por fim atingir esse nível de paz interior, onde nada mais desequilibra seu centro.

Mas nada impede de realizarmos ciclos de mudança constante, afinal é isso que algumas pessoas podem estar buscando.

Aventureiros, artistas, inventores e inovadores, eles não querem se conformar, querem sempre mudar. Mudar, inovar e ter novas experiências. Pois ser criativo constantemente e abraçar a mudança também pode ser um caminho para a felicidade.

Façam seus comentários!

Victor Sebastian é Coach de vida e carreira.
Quer saber mais? Entre em contato e marque uma avaliação grátis.

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s