Como manter um relacionamento saudável com seu(sua) parceiro(a)?

Como manter um relacionamento saudável com seu parceiro?

Dificilmente em um relacionamento as pessoas estarão de acordo o tempo todo. Há aqueles dias em que um acorda com o pé esquerdo, o outro tem um mau dia no trabalho, ou mesmo enfrentam uma fase difícil por alguma outra razão. Nessas situações, não é preciso muito para que uma pequena desavença vire uma briga. Quantas vezes você já ouviu um amigo ou amiga relatar sobre uma discussão que teve com o cônjuge e que nem ao menos se lembrava como ela havia iniciado? Pois é, eu também escuto bastante isso!

Há também aqueles casais que parecem ter se viciado em brigar: não conseguem discutir pontos de vistas diferentes de forma pacífica e conciliadora, apenas tentam um impor ao outro o que julgam ter razão. Essa situação é perigosa porque, por mais que haja um apaziguamento de ânimos em algum momento posterior, os males da briga permanecem, visto que as palavras ditas de forma desrespeitosa não podem ser apagadas. Já vi diversas situações como esta que, no longo prazo, acabam por levar a relação ao fim.

Se não você deseja isso para seu relacionamento, continue a leitura. Com base no que eu encontro em minhas sessões de Coaching, selecionei algumas visões que podem ser úteis não somente para sua vida com seu cônjuge, mas também para em outras situações de sua vida em geral.

Uma questão de autocrítica

Você já reparou que ao relatar uma briga nós muitas vezes tomamos o papel de vítima e jogamos a culpa na outra pessoa? Pois bem, esse é o primeiro passo para que nada seja resolvido. Tenha em mente que assim como você quer o melhor para seu cônjuge, ele também compartilha desse desejo. Porém não adianta impor, ou tentar impor sua vontade. Não aja como se estivesse em um campo de batalha buscando encontrar os defeitos e erros cometidos por ele.

Sempre digo aos meus clientes o quanto o autoconhecimento é fundamental para que sejamos a melhor versão de nós mesmos. Isso vale para qualquer aspecto de sua vida. Quando nos conhecemos profundamente somos capazes de fazer críticas aos nossos comportamentos e, com isso, ter maior controle sobre nossas emoções. Assim, não apenas seu relacionamento se torna mais harmonioso, mas também todas as suas relações interpessoais.

Respeito mútuo

Além dessa autorreflexão contínua, há outras atitudes que podem garantir um relacionamento mais feliz. Selecionei alguns pontos importantes que costumeiramente repasso com meus clientes em sessões de Coaching e que agora compartilho aqui com os leitores do blog:

  • Respeite pontos de vistas diferentes: a partir do momento em que estamos com outra pessoa, por mais que gostemos e nos identifiquemos com ela, temos que ter consciência de que estamos diante de um outro ser, que tem outro universo de valores e que essencialmente pensa diferente. Por isso, foque nos pontos positivos da relação e respeite aquilo que há de diferente entre vocês. Vocês estão juntos, mas não são um só. Dê espaço, escute e reflita. E busque o mesmo para si. Só assim ambos podem continuar a crescer enquanto indivíduos;
  • Façam planos juntos: pense a vida em conjunto, mas não imponha seus desejos ao outro. É importante que haja sempre espaço para diálogos sinceros, pois assim vocês poderão traçar planos de vida comuns por meio de uma debate saudável.

Essas são minhas dicas por enquanto. Contudo, vale ressaltar que cada caso é um caso. Em muitas situações o mais indicado é que você procure pelo auxílio de um Coach de Relacionamentos, pois este é o profissional mais indicado para lhe auxiliar. Tenha sempre em mente que, acima de tudo, o respeito mútuo entre os indivíduos deve imperar.

E você, o que faz para manter seu relacionamento saudável? Tem tido algum problema com seu cônjuge atualmente? Deixe seus comentários!

Victor Sebastian é Coach de vida e carreira.
Quer saber mais? Entre em contato e marque uma avaliação grátis.

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s