Tudo o que você disser poderá ser usado contra você

Black and red rose in the form of a heart

São demais os perigos dessa vida. Especialmente por acreditarmos na racionalidade humana. Acreditamos que somos racionais e que nossos pares também o são. Infelizmente não somos. E outros também não.

O humano é capaz de provar qualquer coisa para atender seus desejos. Estudos comprovam as teorias mais diversas, tanto do lado A quanto do lado B. Um dia café faz mal. Noutro dia é a salvação da humanidade. Estudos são encomendados para comprovar teses e justificar interesses. Na verdade estão sempre tentando provar ao mundo que existe uma motivação racional por trás de cada decisão humana.

Tudo leva a crer que tomamos decisões baseados na racionalidade. A forma como teses diversas são defendidas, a pretensão da isenção científica e a evolução tecnológica parecem nos mostrar o caminho inequívoco da razão. Até prova em contrário, é claro.

Além disso, o trabalho que escolhemos, o lugar onde moramos, a movimentação da bolsa, a alimentação, nossa orientação política e até nossos relacionamentos são alvos contínuos do escrutínio racional. A análise, seja rasa ou complexa, é feita por nós mesmos, por nossos amigos e conhecidos, pelos diversos estudiosos e analistas de plantão e, com o advento da internet, pelo resto da humanidade. Basta escrever algo nas redes sociais e você rapidamente receberá críticas e elogios. Tudo que você disser poderá ser usado contra você. Parece que nada escapa da tese racional.

Mas de fato as críticas e elogios nada têm a ver com racionalidade. São apenas paixões humanas. “Gosto disso”, então me identifico e elogio. “Não gosto daquilo”, então posso criticar, ofender ou até atacar. Tal qual um animal, dito irracional. Mas, se posível, vou atacar dando uma boa justificativa racional, é claro.

Será que nada escapa dos tentáculos da falsa racionalidade? Onde está a tal liberdade se estamos sempre controlando e vigiando o próximo? E, obviamente, sendo controlados e vigiados?

Será que a liberdade reside somente na escolha do seu time de futebol do coração, que é livre de críticas racionais e de justificativas a priori? Sou flamenguista e não sei porque, mas quero continuar sendo. Podem me odiar por isso, mas ninguém vai tentar mudar meu time.

Victor Sebastian é Coach de vida e carreira.
Quer saber mais? Entre em contato e marque uma avaliação grátis.

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s