Coaching de carreira: qual o momento certo de investir?

eu_SBSQue atire a primeira pedra quem nunca se perguntou se estava no caminho certo ou se poderia/deveria ir além em termos profissionais. Se você ainda não se deparou com estes questionamentos, pode ser que em algum momento da sua carreira que eles apareçam.

Nada mais normal, afinal, na grande maioria das vezes somos forçados a fazer escolhas muito cedo. É comum questionar as escolhas profissionais feitas no passado depois de alguns anos de experiência, desejar crescer, mudar de área, cargo, e às vezes até mudar de profissão. Outro dia conheci um médico que cansou de ser médico! Foi uma grande surpresa para mim. A grande pergunta é: o que fazer com esses sentimentos? Como saber qual a hora de mudar e tomar uma atitude para aplacar sua insatisfação?

É aí que entra o coaching de carreira. Mas o que é isso? Em poucas palavras, o coaching tem como objetivo auxiliar pessoas a desenvolverem suas potencialidades, para que despertem suas melhores versões de si mesmos.

O processo de coaching ajuda o indivíduo a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. Tudo isso de forma prática e objetiva.

Os benefícios do coaching de carreira

Para quem está no mercado de trabalho e encontra dificuldade em definir exatamente o quer, ou para quem sabe o que quer mas não tem ideia de como chegar lá, o coaching profissional pode ser uma grande solução. É, de modo geral, um trabalho de curta duração, mas que acelera imensamente seu progresso.

Isso porque com a ajuda de um Coach, será possível analisar e reavaliar os comportamentos que o levaram até o estágio atual, colocando em prática ações concretas direcionadas para o caminho desejado.

Tenha em mente que o Coach não indica que caminho seguir. O que ele faz são questionamentos para que o cliente atinja os seus objetivos. Deste modo, o seu papel está em ajudar o cliente a evidenciar e potencializar seus pontos fortes, e a eliminar aqueles elementos que estão impossibilitando ou dificultando seu desenvolvimento e o alcance dos resultados esperados.

Depois de passar por um processo de coaching, o profissional consegue melhorar seu relacionamento com o trabalho e tem inúmeros ganhos pessoais, como melhor controle de estresse, maior autoconhecimento e autorrealização, melhor gestão do tempo, entre outros benefícios.

Qual o momento certo de investir?

Muita gente acha que o trabalho de coaching de carreira é apenas indicado para profissionais com altos níveis de cargos corporativos que sabem onde querem chegar, mas não têm foco e disciplina para alcançar seus objetivos. Embora alguns clientes tenham esse perfil, é bom lembrar que o coaching de carreira pode ser feito por qualquer pessoa com dificuldades em encontrar seu lugar (ou, após uma crise profissional, seu novo lugar) no mercado de trabalho.

Desde adolescentes e jovens em formação, passando por profissionais que tenham ambição de crescimento, até gestores experientes e empreendedores, todos essas pessoas podem se beneficiar de um processo de coaching. Se algo não está saindo como planejado, você se sente perdido, imobilizado ou sente que não está usando suas capacidades ao máximo, é hora de buscar a ajuda de um Coach.

Uma boa dica para saber se você deve mesmo investir tempo e dinheiro em uma consultoria é fazer uma primeira entrevista com o Coach. Conheça seu método de trabalho, avalie suas necessidades e veja se o que você espera extrair do coaching está alinhado com as suas expectativas.

 

Victor Sebastian é Coach de vida e carreira.
Quer saber mais? Entre em contato e marque uma avaliação grátis.

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s