Brasileiros no exterior: os desafios de morar fora do Brasil

Female traveler using cell phone while waiting on airport.Morar fora do Brasil é um sonho para muitos. E como todo sonho, vem cheio de fantasias e cenários maravilhosos. Vida tranquila, salários melhores, mais qualidade de vida, menos burocracia e por aí vai.

No entanto, a realidade de quem opta por morar no exterior pode não ser um mar de rosas. Solidão, dificuldades para se adaptar com a cultura e com a alimentação, sub-empregos e salários baixos são alguns dos desafios encontrados por quem tenta a vida fora do país.

É claro que muita gente encontra felicidade e realização em outros países. Mas, como descobrir o caminho das pedras? Como traçar um plano de ação para superar as dificuldades e ser realmente bem-sucedido e bem resolvido com sua escolha de morar fora do Brasil?

Morar fora do Brasil: um mundo de oportunidades e desafios

É claro que o ideal seria definir onde se quer chegar antes mesmo de sair do país. Porém muita gente acaba partindo sem se aprofundar sobre a cultura e características do lugar onde decidiu morar e, muitas vezes, sem avaliar as reais possibilidades do mercado de trabalho.

Se esse é o seu caso, é muito provável que você esteja vivendo como uma boa parte dos brasileiros que decide morar no exterior: infeliz ou confuso com a nova situação. O que isso quer dizer? Que você não está aproveitando ao máximo as oportunidades que o novo país pode te proporcionar.

Para começar, muita gente se sente só e isso é normal. O brasileiro é um povo caloroso, com vínculos fortes de família e amizade, e a falta dessas relações pode afetar negativamente a vida de algumas pessoas. Para muitos, viver em um país sem amigos ou familiares pode ser extremamente deprimente. Mas essa experiência pode também trazer alguns ganhos: autoconhecimento, por exemplo. Você terá tempo para conhecer seu gostos e vontades, aprimorar suas habilidades e definir metas pessoais e profissionais. Muitas vezes os problemas podem ser vistos com mais clareza quando estamos sós.

O segundo desafio é cultural. Afinal, dependendo do seu país de escolha, muita coisa pode ser diferente. A forma como as pessoas se tratam, comidas, tradições, o clima, etc. Isso tudo pode ser um choque à primeira vista. Mas, você já pensou que, por outro lado, é uma grande oportunidade de conhecer outra perspectiva de vida? Que tal tentar enxergar as coisas como os moradores do local que você escolheu para viver? Tente aprender com eles. Você pode se surpreender!

O terceiro e grande desafio, que é também um dos maiores motivadores da maioria das mudanças para fora do país, é o trabalho. Nesse item muita gente se decepciona e o sonho vira pesadelo. Os trabalhos encontrados podem não são ser tão atraentes como se esperava, com salários que não correspondem à expectativa. Além disso, podem haver dificuldades para se entrar no mercado de trabalho local. Todos esses fatores podem fazer com que alguns brasileiros que moram no exterior se decepcionem com seu sonho.

Mas não precisa ser assim. É possível virar a mesa e ser bem-sucedido em um país estrangeiro. Basta foco, disciplina e força de vontade. É aí que o Coaching pode ajudar.

O Coaching para quem mora fora do Brasil

Com suas técnicas, o Coach ajuda o cliente a definir suas metas pessoais e profissionais e a colocar em prática ações que sejam efetivamente vantajosas para sua carreira e sua vida.

Em um processo de Coaching eficiente, você irá definir suas metas e descobrir a melhor maneira de alcançá-las,  aprendendo a tirar o melhor proveito das oportunidades de carreira e de relacionamento que uma vida fora do Brasil pode lhe proporcionar. Com um plano de ação em mãos, e apoiado por seu Coach, ficará mais fácil conseguir os resultados esperados.

Se você está se perguntando como poderia contar com a ajuda de um Coach que fale português, mesmo estando distante do Brasil, a resposta é simples: o processo de Coaching pode ser feito de qualquer lugar, por exemplo usando-se Skype, WhatsApp ou outros aplicativos, desde que as sessões sejam ao vivo por voz ou por vídeo, já que as conversas por textos não têm a mesma efetividade, pois não há a dedicação necessária dos interlocutores.

O Coaching Online, ou Coaching Virtual, exige foco e comprometimento do cliente durante as sessões e também na realização das tarefas definidas em conjunto com o Coach. Só assim esse trabalho a quatro mãos irá de fato acelerar o autodesenvolvimento do cliente por meio de mudanças em seu comportamento.

O Coaching traz benefícios a curto e a longo prazo e, para quem decidiu morar fora do Brasil, esse pode ser um diferencial decisivo. Seja para encontrar o emprego dos seus sonhos, lidar melhor com uma nova cultura,  com a solidão, ou mesmo fazer amigos, o Coaching oferece as ferramentas necessárias para acelerar a realização dos seus objetivos.  

O processo de Coaching permite a tomada de consciência do onde estou, como me sinto, o que penso, para onde vou e como vou chegar lá. Com essa percepção é possível assumir as responsabilidades sobre as suas escolhas e alcançar suas metas de forma mais segura e assertiva.

Para quem já está morando fora será uma mudança de perspectiva que levará a novos caminhos e trará mais qualidade de vida. E para quem ainda está apenas planejando uma mudança para fora do país, pode ser a oportunidade de fazer a coisa certa desde o princípio, e até mesmo avaliar se essa é a melhor solução para sua vida.

 

Victor Sebastian é Coach de vida e carreira.
Quer saber mais? Entre em contato e marque uma avaliação grátis.

2 comentários sobre “Brasileiros no exterior: os desafios de morar fora do Brasil

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s