Socorro! Estou sem tempo pra nada!

Business woman

Eu, você, o vizinho da esquina, aquele empresário bem-sucedido, o médico, o segurança, a dona de casa, todos temos exatas 24 horas por dia, certo? Parece o bastante para muita gente, mas para outras parece que nunca é o suficiente para realizar as tarefas que verdadeiramente importam, ou mesmo as mais simples, como cuidar da saúde, ir ao banco ou ao supermercado.

Você é uma das pessoas que, por mais que corra de um lado para outro, está sempre sem tempo? Os dias começam e terminam sem que você consiga realizar todas as tarefas que planejou ou que gostaria de fazer? As prioridades de hoje são transferidas para amanhã, e amanhã vira semana que vem, que por sua vez vira mês que vem? 

Realmente, gerenciar o tempo não é assim tão simples. Algumas pessoas têm mais facilidade, outras nem tanto. Mas, qual seria o segredo para “esticar” o tempo e ser capaz de cumprir o planejado para o dia e, talvez, até fazer um pouco mais?

Um programa de Coaching pode lhe ajudar.

 

Aprendendo a gerenciar o seu tempo

Casa, filhos, carreira, relacionamentos (ou até a falta deles), amigos, família, atividade física, ufa! É tanta coisa para fazer, para lidar e tão pouco tempo. Como gerenciar todos os afazeres da melhor forma possível? Seguem algumas dicas:

  1. Priorize: eu sei que parece que algumas pessoas conseguem fazer tudo e você não consegue fazer nada. Mas será que não é uma questão de prioridades? Coloque no papel as atividades diárias e faça uma lista das suas prioridades para o dia. Se a lista estiver grande, planeje a semana ou mesmo o mês. Estipule o tempo a ser gasto em cada atividade e assim será possível fazer um itinerário mais preciso.
  2. Evite distrações: cuidado a armadilha das distrações. Você começa a fazer uma coisa e lembra de algo que não foi feito, ou é interrompido por alguém. Sim, incidentes acontecem, mas sempre que possível evite sair da rota planejada. Isso inclui desligar o celular (ou mantê-lo sem sons e alertas) durante o tempo necessário para conseguir fazer algo importante que requer atenção.
  3. Faça o bom uso da tecnologia: afinal ela pode nos ajudar. Existem dezenas de coisas que podem ser feitas pela internet e que nos ajudam a economizar preciosos minutos. Veja se não existem maneiras de utilizar a tecnologia a seu favor para acabar com a sua eterna falta de tempo. Mas cuidado para não gastar tempo demais em frente às telas do computador e do celular, desperdiçando seu tempo apenas com distrações.
  4. Descanse: é importante que você planeje intervalos para desocupar a mente, pois não adianta planejar todas suas tarefas e não estar disposto(a) a realizá-las, então tenha intervalos para descanso, separe algumas horas para lazer e procure dormir bem para não sobrecarregar a mente. Se possível, separe alguns minutos para uma meditação diária.
  5. Acorde mais cedo: talvez nem todos possam praticar essa dica, caso já estejam dormindo muito pouco, mas de modo geral ela é muito válida. Acordar meia hora mais cedo pode acrescentar alguns momentos de paz para seu dia, evitando a sensação de estar correndo contra o tempo. Se possível, vá para cama mais cedo também, pois seu tempo de descanso deve ser preservado.

 

O Coaching e a falta de tempo

Por falta de gerenciamento de tempo eficaz muitas pessoas tendem a se sentir escravas de sua própria vida, acreditando que não existe tempo hábil para a realização de projetos pessoais, lazer, viagens, estudo, prática de atividades físicas, e muito mais.

Somado à falta de foco temos a procrastinação. O hábito de deixar para depois é um erro comum de quem não compreende a importância da administração do tempo, e é a fórmula perfeita para transformar a vida numa verdadeira bola de neve de desorganização.

Assim como todo e qualquer tipo de gerenciamento, a palavra de ordem aqui é planejamento. E mais uma vez é aqui que entra o Coaching. Com a ajuda de um profissional será mais fácil descobrir porque a falta de tempo é um problema na sua vida. Quais são suas reais prioridades? Quais são seus sabotadores?  Como vencer esses sabotadores? Qual deve ser o plano de ação a ser seguido para acabar com as eternas desculpas do “estou sem tempo” ou “não tenho tempo”?

Com o acompanhamento de um Coach profissional, você terá as ferramentas e a motivação necessárias para planejar melhor o seu dia-a-dia e alcançar resultados concretos e realizar suas metas e objetivos pessoais e profissionais.

 

Victor Sebastian é Coach de vida e carreira.
Quer saber mais? Entre em contato e marque uma avaliação grátis.

 

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s