Um dia de chuva

Demorei muito para perceber que a vida só tem graça porque temos dias de chuva.

Isso parece um contrassenso, já que o tempo feio, nublado, encoberto, escuro, especialmente quando repetido por muitos dias, nos entristece, nos coloca para baixo, às vezes até deprime.

Mas é justo por isso que valorizamos quando o sol aparece de volta. É como o florescer das plantas, que nos fascina quando acontece. Flores de plástico não nos causam nenhum sentimento. Estão sempre lá, à disposição, porém sem o movimento da vida.

A vida só tem valor porque há o ocaso em sua oposição.

Quando valorizamos excessivamente nosso lado racional, tendemos a sempre querer escolher entre duas opções, a “certa” e a “errada”, o bom e o ruim, o que gosto e o que não gosto, muitas vezes pensando que a opção deixada de lado não tem valor.

Não há conclusão mais equivocada.

Ambas opções são importantes para a composição do todo. Há pessoas que já nascem com esse entendimento do equilíbrio entre tudo que há, seja o dia e a noite, o sol e a chuva, o claro e o escuro, o som e o silêncio, o ser e o nada.

Porém muitas precisam se esforçar para aprender que existe valor no ser mas também no nada. Eu mesmo fui uma dessas pessoas.

Tudo que há só existe porque existe algo em sua oposição. Tudo que é tangível aos nossos sentidos só é possível por conta do vazio que o circunda. O som só acontece quando surge em meio ao silêncio. Ou seja, cada coisa só existe porque sobressai em relação ao nada que é o suporte de tudo que existe.

Pense a respeito.

Victor Sebastian é Coach de Vida e Carreira.

Entre em contato e marque uma avaliação grátis.

Faça um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s